
Oradores
Brevemente

António Monteiro // Parque Natural do Douro Internacional
“O património natural em terras do Ribacôa”
Dar a conhecer a biodiversidade em terras do Ribacôa e apresentar alguns desafios e oportunidades em matéria de educação ambiental para a conservação e promoção do património natural.
"Sou licenciado em biologia e trabalho em conservação da natureza desde 1994, tendo participado ativamente e como funcionário do Instituto da Conservação da Natureza na criação do Parque Natural do Douro Internacional. Em simultâneo, participei na criação de várias associações relacionadas com a preservação e dinamização do património natural e cultural do nordeste de Portugal (AEPGA, burros da raça mirandesa, PALOMBAR, pombais tradicionais, ATN, que gere a primeira área protegida privada do país, a Reserva Natural da Faia Brava no Vale do Côa). Nos tempos livres dedico-me à proteção das florestas autóctones, participando eu próprio nas desmatações, podas e plantações, ser guarda florestal é um ideal que persigo. Sou criador de burros da raça mirandesa, faço algum artesanto em madeira, pratico equitação e corrida de meio fundo. Sou casado e pai de duas meninas, vivemos na aldeia histórica de Castelo Rodrigo."
Biólogo e Técnico Superior no Parque Natural do Douro Internacional

Dalila Correia // Fundação Côa Parque
“As gravuras do Côa, a primeira manifestação artística para a promoção do património natural da Região do Côa”
Revelar o património artístico do Côa é uma oportunidade de descobrir espécies que habitaram o Vale do Côa em estado selvagem, marcas únicas na rocha que revelam a primeira manifestação artística do património natural do Côa existente à aproximadamente 20 000 anos.
Arqueóloga no Parque Arqueológico do Vale do Côa

Marco Ferraz // Associação Transumância e Natureza
“Projeto ECOA- Descobrir o Património Natural de Figueira de Castelo Rodrigo”
Um convite a descobrir o belíssimo património de Figueira de Castelo Rodrigo envolvendo e inspirando pequenos e graúdos nesta missão de conhecer para proteger o património natural.
Guia de Natureza, Formador e Consultor em projetos de Educação Ambiental

Liliana Vasconcelos // CMIA de Viana do Castelo
“Projeto Escola da Natureza”
No sentido de incentivar e fomentar o gosto pelo conhecimento e o respeito e a valorização destes ecossistemas, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Camara Municipal de Viana do Castelo desenvolve, desde 2011, um projeto educativo designado de ESCOLA DA NATUREZA que tem como objetivo central aproximar as comunidades jovens escolares (e de forma indireta comunidade em geral) deste património natural impar, rico e diversificado.
Licenciada em Engenharia do Ambiente e dos Recursos Rurais desempenha funções na Câmara Municipal de Viana do Castelo como técnica superior do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.
Técnica Superior do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.

Milene Santos // Associação Bioliving
"Mobilização e capacitação da sociedade para a educação ambiental e conservação da natureza - O caso BioLiving"
A Associação BioLiving surge como evolução natural do projeto "BIO Somos Todos" e visa promover a sustentabilidade, fomentando o contacto e o respeito pela natureza e proporcionando oportunidades educativas.
Presidente da Associação BioLiving, é doutorada em Biologia; Colaboradora Voluntária da Empresa Living Place – Animação Turística.
Milene Matos é licenciada e doutorada em Biologia, pela Universidade de Aveiro (UA) e tem formação complementar em ilustração científica, educação ambiental, ecologia florestal, planos de gestão florestal, gestão florestal sustentável (University of Wageningen), Comunicação de Ciência (University of the West of England), Ciências da Comunicação (University of Amsterdam) e Marketing (IMF International Business School). Tem mais de uma década de experiência em monitorização e gestão de vida selvagem, enquanto investigadora na Unidade de Vida Selvagem, no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, mas também em Comunicação de Ciência. É responsável por diversos projetos educativos para o grande público, tendo o seu trabalho de envolvimento social na conservação da natureza sido premiado nacional e internacionalmente.
Coordenadora do Projecto

Bárbara Pais // ProjectonJúnio Rangers
“Educação Ambiental na Europa, Projeto Júnior Rangers”
O Programa Junior Rangers foi criado pela Federação Europeia dos Parques e é seguido por mais de 80 parques. O que podemos aprender com os Junior Rangers? Quais as boas práticas para envolver crianças, jovens e adultos na preservação de valores naturais?
Após estudar Comunicação e Relações Públicas, Bárbara decidiu que a sua carreira haveria de dedicar-se à conservação da natureza. Especializou-se em gestão da sustentabilidade e rumou a Figueira de Castelo Rodrigo, onde inaugurou o departamento de comunicação da ATN e desenvolveu açoes de visitação e educaçao ambiental na Reserva da Faia Brava.
Agora a trabalhar na Federação Europeia dos Parques enquanto gestora de marketing e comunicação, traz-nos inspiração e boas práticas dos 4 cantos da Europa.
Europarc Federation

Vitor Casas // Inder SL + LA Casa de los Arribes
“Educação Ambiental uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável no Parque Natural Arribes del Duero”
“La Casa de los Arribes” é um projecto de turismo rural e ambiental que ao longo de 20 anos tem dado a conhecer o belíssimo património do Parque Natural “Arribes del Duero”.
A empresa INDER Iniciativas de Desarrollo Rural Integrado S.L. elabora projecto para uso público, turismo cultural, educação ambiental e interpretação do património.
É um profissional da conservação e interpretação de espaços naturais. Já escreveu vários livros de natureza sobre “ Arribes del Duero”, é director da empresa INDER Iniciativas de Desarrollo Rural Integrado S.L. que elabora projecto para uso público, turismo cultural, educação ambiental e interpretação do património. Víctor é gestor de “La Casa de los Arribes” um projecto de turismo rural e ambiental que ao longo de 20 anos tem dado a conhecer o belíssimo património do Parque Natural “Arribes del Duero”.
Biólogo // Director da Empresa INDER SL // Gestor La Casa de los Arribes

Luis Pereira // RTP
"Vida Selvagem em Documentário-Técnicas e Estratégias de Campo"
Baseado num trabalho académico pioneiro em Portugal, este estudo tenta mostrar quais são afinal as técnicas e estratégias para documentar vida selvagem. Um trabalho que vai "beber" à experiência de autores de reconhecimento mundial como David Attenborough, Félix Rodríguez de La Fuente, Chris Palmer, Piers Warren, entre outros.
Aliada à experiencia do autor, com quase de duas décadas televisivas dedicadas a estas temáticas, a ideia é tentar mostrar alguns "segredos" associados às várias etapas e aos cuidados a ter no trabalho de campo, na produção e realização de documentários sobre vida selvagem.
Uma das figuras mais ativas na produção de Documentários sobre a Vida Selvagem em Portugal.
Jornalista // Autor/Realizador de conteúdos documentais na empresa RTP para temáticas da Natureza

Maria Vicente // Plataforma de Ciência Aberta
“Conhecer a Plataforma de Ciência Aberta, Observação de Astronomia”
A Plataforma de Ciência Aberta (www.plataforma.edu.pt) tem como missão aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade, nomeadamente em zonas rurais e fronteiriças, promovendo o desempenho escolar e impulsionando o empreendedorismo e a inovação, de forma sustentável e enraizada na realidade da comunidade. Surge como o primeiro centro da rede internacional Open Science Hub, que junta numa parceria o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Universidade de Leiden (Holanda).
Com formação em Bioquímica e doutoramento em Neurociências, foi responsável pelo programa de Educação de Ciência no Gabinete de Comunicação de Ciência da Fundação Champalimaud antes de se juntar ao projecto Plataforma de Ciência Aberta
Coordenadora Científica da Plataforma de Ciência Aberta

Paulo Lourenço // Plataforma de Ciência Aberta
“Conhecer a Plataforma de Ciência Aberta, Observação de Astronomia”
A Plataforma de Ciência Aberta (www.plataforma.edu.pt) tem como missão aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade, nomeadamente em zonas rurais e fronteiriças, promovendo o desempenho escolar e impulsionando o empreendedorismo e a inovação, de forma sustentável e enraizada na realidade da comunidade. Surge como o primeiro centro da rede internacional Open Science Hub, que junta numa parceria o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Universidade de Leiden (Holanda).
Com formação em Matemática, desempenhou funções de gestão de ciência e tecnologia em várias iniciativas sob a égide da Unesco (celebrações de anos internacionais). Foi colaborador, durante vários anos do Museu da Ciência e do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.
Coordenador Pedagógico da Plataforma de Ciência Aberta

“Oficina de Arqueologia Experimental”
Algumas das atividades realizadas: demonstração e experimentação de talhe de pedra; produção de fogo; confeção de cola e corda; aquecimento de líquidos; actividades de caça; realização de gravuras em xisto.
Arqueóloga no Parque Arqueológico do Vale do Côa

“Nenhuma semente acorda árvore no dia seguinte.”
Se puder olhar, vê. Se pode ver, repara, é o ponto de partida.
A importância de interpretar a Paisagem através da arte e dos sentidos é uma oportunidade singular para prestar atenção ao rigor do pormenor.
Curiosa desde que se lembra e sonhadora por um mundo justo onde as pessoas vivam em harmonia entre elas e o ambiente. Tem a visão de arquiteta paisagista e investigadora. Os SIG têm sido fundamentais no seu trabalho e constante aprendizagem na leitura e compreensão do Território e dos sistemas ecológicos complexos inerentes, a várias escalas. A Paisagem é a sua inspiração e a Sustentabilidade, nas suas várias vertentes, é o seu propósito e foco. Há 9 anos que se envolve não só em projetos multidisciplinares de diagnóstico, planeamento e gestão estratégicos de base territorial que contribuam para a tomada de decisão e para a definição de políticas públicas, mas essencialmente em projetos de sensibilização e consciencialização no âmbito da Sustentabilidade, sendo o de maior dimensão o CIDADE+. A sua motivação centra-se em processos colaborativas e participativas, com pessoas provenientes de diferentes sectores, num ambiente de co-criação para a partilha e criação de sinergias que apoiem a construção de um presente ambiental e socialmente mais justo. Os espaços verdes têm sido o cenário ideal no desenvolvimento dos trabalhos em que se envolve e a expressão dramática continua a ser fundamental na sua vida.
Adicione mais informações sobre este item..

“Visita ao núcleo de Pinturas Rupestres ao Abrigo das Lapas Cabreiras”
Mário Reis irá acompanhar a visita ao núcleo de pinturas rupestres localizado na Reserva da Faia Brava. Neste grande abrigo granítico encontram-se várias pinturas esquemáticas pré-históricas. Alguns dos motivos estão muito apagados, mas distinguem-se pelo menos três pigmentos distintos: vermelho vivo, laranja, e vermelho-escuro. Há um grande conjunto de pontos e barras, e pelo menos dois antropomorfos, mas é o tema “mão”, que domina a composição.
Arqueólogo no Parque Arqueológico do Vale do Côa

Ricardo Brandão // CERVAS
"Libertação de uma Ave Selvagem"
A libertação de uma ave é sem dúvida uma oportunidade de excelência para realizar um a ação de educação ambiental para a conservação ambiental. Depois de tratada e recuperada as aves recolhidas no CERVAS são devolvidas à Natureza respeitando o habitat propício e o local onde foi encontrada.
Veterinário no CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, em Gouveia

Mariana Roldão // Biorumo
Licenciou-se em Engenharia do Ambiente e é mestre em Biologia e Gestão da Qualidade da Água. Atualmente é gestora de projetos na empresa BioRumo, Consultoria em Ambiente e Sustentabilidade, LDA. e desenvolve a dissertação de doutoramento no domínio das Ciências da Educação, Ambiente para a Sustentabilidade. É formadora acreditada em vários domínios pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. O estudo da biodiversidade e a ação humana sobre a mesma, são alvo de uma reflexão de sempre e reconhecida por quem consigo partilha sonhos e aprenderes, reconhecendo-se por isso o seu "papel" de engenheira de ideias e cores.
Gestora de projectos de Educação Ambiental da empresa Biorumo